terça-feira, 29 de março de 2011


Com eles você

evitar a

GRAVIDEZ...

Pílula do dia seguinte

Atualmente muitas mulheres que utilizam a pílula do dia seguinte com método contraceptivo, mas esta atitude é um grande erro, pois a pílula do dia seguinte tem o intuito de evitar a gravidez apenas em casos de urgência, como por exemplo, ao estourar a camisinha e após uma violência ou abuso sexual, estupro, enfim. A pílula do dia seguinte é recomendada de urgência, como já dito acima, sendo que substituí-la pela camisinha não ideal, pois este medicamento tem a capacidade de evitar apenas uma indesejável gravidez como pílulas anticoncepcionais e não previnem o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Quando a pílula do dia seguinte é ingerida com grande freqüência pode aumentar as chances de falha, ou seja, o risco de engravidar conseqüentemente aumentará, além de resultar em alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual e enjôos, sendo que após duas horas a ingestão Por não ha necessidade de receita médica para comprá-la, como os anticoncepcionais normais, amo muitos anticoncepcionais a pílula do dia seguinte é de fácil acesso, no qual seu preço atualmente varia entre 15 a 20 reais.
A pílula do dia seguinte possui algumas contra-indicações para as mulheres que sofrem de problemas circulatórios, cardíacos, hipertensão e diabetes. Desta forma, as pessoas que estão ingerindo medicamentos, como antibióticos ou calmantes devem procurar auxílio médico antes de fazer a ingestão da pílula, pois poderá haver um aumento das chances de gravidez em até 22%. Caso a mulher esqueça-se de tomar a pílula do dia seguinte e ter tido relação sexual sem camisinha, o ideal é interromper o medicamento até a próxima menstruação, assim é preciso utilizar a camisinha durante este período para evitar uma gravidez indesejada, mas o ideal é usar preservativos sempre para evitar o contagio de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a pílula do dia seguinte tem efeito apenas 72 horas após a relação sexual, no qual ao ingeri-la nas primeiras 24 horas as chances de gravidez é de 5%, e após 48 horas as chances de 15%, e em 72 horas, 40%, ou seja, quanto antes for ingerido menor serão as chances de engravidar.

Mitos e verdade sobre a primeira vez 8

Que algumas adolescentes não gostam de usar Absorvente interno é VERDADE, mas que o Absorvente Interno tira a virgindade é puro MITO.

"Na maioria das mulheres o Hímem (pele que recobre a entrada da vagina nas mulheres que ainda não tiveram relações sexuais) tem uma abertura que permite a entrada do absorvente interno sem o rompimento."

Que a masturbação é uma forma natural de conhecer o corpo é VERDADE, mas que menino que não se masturba é homossexual é puro MITO.

"Como já foi escrito anteriormente a masturbação é uma forma de conhecer o próprio corpo e de sentir prazer. Tem pessoas que gostam e outras não, mas isso não que dizer que se não se masturbar vai virar homossexual. Ser Homossexual é opção de cada um e não tem nada a ver com masturbação."

Que o corpo do homem e da mulher são muito bonitos é VERDADE , mas que por isso podemos fazer qualquer coisa com o corpo do outro é puro MITO.
"Nosso corpo é responsabilidade de cada um. Não devemos mexer ou tocar no corpo de outra pessoa e essa não permitir, e não devemos deixar que mexam no nosso corpo quando não queremos. Cuidar do próprio corpo é responsabilidade de cada um.

Prof. Mirella Mariani Tassi

Mitos e verdade sobre a primeira vez 6

Que a masturbação é uma forma natural de conhecer o corpo é VERDADE, mas que menino que não se masturba é homossexual é puro MITO.

"Como já foi escrito anteriormente a masturbação é uma forma de conhecer o próprio corpo e de sentir prazer. Tem pessoas que gostam e outras não, mas isso não que dizer que se não se masturbar vai virar homossexual. Ser Homossexual é opção de cada um e não tem nada a ver com masturbação."

Que o corpo do homem e da mulher são muito bonitos é VERDADE, mas que por isso podemos fazer qualquer coisa com o corpo do outro é puro MITO.

"Nosso corpo é responsabilidade de cada um. Não devemos mexer ou tocar no corpo de outra pessoa e essa não permitir, e não devemos deixar que mexam no nosso corpo quando não queremos. Cuidar do próprio corpo é responsabilidade de cada um."

Que a 1ª transa, às vezes, é esperada por adolescentes homens e mulheres, é VERDADE. Mas que por ser a 1ª vez ela não engravida, é puro MITO.

" Se a 1ª relação sexual acontecer durante o período fértil da adolescente, e sem proteção, ela pode engravidar da mesma forma que em outras relações sexuais. Não é por ser a 1ª vez que não se engravida."
Que quem engravida é a mulher é uma VERDADE. Mas que por isso os homens não precisam se preocupar com a prevenção da gravidez é puro MiTO.

"A responsabilidade de prevenir uma gravidez não planejada é das mulheres e dos homens, igualmente. Portanto, os dois têm a mesma responsabilidade nessa questão. Lembre-se, todo mundo tem o direito de escolher quando, e quantos filhos quer ter."

Que existem vários métodos para se prevenir a gravidez, é VERDADE. Mas que transar em pé não engravida, é puro MITO.

" Não importa a posição em que aconteça a relação sexual, se a mulher estiver em seu período fértil e não usar nenhum método anticoncepcional pode acontecer a gravidez."

Que uma gravidez na adolescência precisa de cuidados é VERDADE, mas que uma adolescente grávida corra mais riscos só por ser adolescentes é puro MITO

"Toda a gravidez tem que ser acompanhada por um serviço de saúde, não importando a idade da grávida. Uma adolescente grávida que faz o pré-natal corretamente não corre riscos a mais, simplesmente por ser adolescente. O que é preciso lembrar é que o pré-natal é muito importante para a saúde da gestante e do bebê."
Que o ciclo menstrual em algumas adolescentes são irregulares é VERDADE, mas que por isso pode-se engravidar em qualquer época do ciclo é puro MITO.

"A única época do ciclo menstrual que há possibilidades de gravidez é durante o período fértil (que é o período em que o óvulo sai do ovário e caminha para a trompa) Em outras épocas do ciclo menstrual o óvulo está se formando e não há risco de gravidez."

Que um dos sinais de gravidez é o atraso das menstruações é VERDADE, mas que todo e qualquer atraso menstrual seja gravidez é puro MITO.

"A menstruação pode atrasar por vários motivos como ansiedade, nervosismo, etc... na adolescência é muito comum ciclos menstruais irregulares. Para saber se está ou não grávida é necessário fazer um exame."

Que existem várias métodos para prevenir a gravidez é VERADE, mas que lavar a vagina com ducha depois da transa evita a gravidez é puro MITO.
"Fazer ducha vaginal depois da relação sexual não impede que aconteça uma gravidez. A ejaculação acontece no fundo da vagina e os espermatozóides podem passar rapidamente para dentro do útero, a ducha vaginal não consegue alcançar os espermatozóides que já estão dentro do útero. A ducha vaginal não é indicada, ela muda o interior da vagina e pode tirar a camada de proteção e lubrificação."

Que os enjôos são um dos sinais da gravidez é uma VERDADE, mas que por isso toda mulher grávida vai sentir enjôos é puro MITO.

"Os sinais da gravidez não são os mesmos para todas as mulheres. Tem mulheres que sentem enjôos e outras não."

Que a mulher grávida tem que tomar alguns cuidados com a gravidez é uma VERDADE, mas que por isso anão possa ter relações sexuais é puro MITO.

"Uma mulher grávida pode ter relações sexuais normais. A relação sexual não vai atrapalhar a gravidez e nem prejudicar o bebê."

Que a gravidez na adolescência precisa de cuidados é VERDADE, mas que filho de mães adolescentes tenham mais riscos a terem problemas de saúde é puro MITO.

"A adolescente grávida que faz o pré natal corretamente tem os riscos normais de uma gravidez não importando a idade da gestante. O pré natal é importante por que nele pode ser diagnosticados problemas para a gestante e ou para o bebê, mas isso acontece com todas as mulheres e os filhos de adolescentes não correm riscos."

Que a menstruação acontece com todas as mulheres é VERDADE, mas que por causa disso você precisa para de fazer esporte e se divertir é puro MITO.

"Durante a menstruação todas a mulheres devem ter uma vida normal, podem lavar os cabelos, brincar, praticar esportes, dançar, etc... Os únicos cuidados especiais são com a higiene. Lavar os genitais mais vezes ao dia e trocar regularmente o absorvente."

Que os homens falam mais sobre sexo que as mulheres é uma VERDADE. Mas que por isso eles precisam mais de sexo do que as mulheres, é puro MITO.

Mitos e verdade sobre a primeira vez 1

Que a anticoncepção de emergência evita a gravidez é uma VERDADE, mas que ela seja abortiva é puro MITO.

"A anticoncepção de emergência é um método de emergência usado após uma relação sexual desprotegida, ela age antes da fecundação (encontro entre óvulo e espermatozóide) retardando ou impedindo a ovulação (saída do óvulo para as tropas). Se a gravidez já aconteceu ela não faz efeito algum. Portanto não é abortiva.
Que a pílula anticoncepcional previne contra a gravidez é VERDADE, mas que ela cause infertilidade é puro MITO

" A pílula anticoncepcional previne a gravidez enquanto a mulher esta usando regularmente; após um a três meses depois de interrompido o uso da pílula a mulher já volta a ovular normalmente."

Que a tabelinha é um jeito interessante para conhecer o próprio corpo é VERDADE, mas que ela seja indicada como o melhor método para prevenir a gravidez em adolescentes é puro MITO.

"A tabelinha é um método anticoncepcional que consiste em a mulher identificar o seu período fértil através do histórico de suas menstruações, mas nas adolescentes o ciclo menstrual ainda não está regulado, sendo assim a tabelinha não é um método seguro para adolescentes."

Mitos e verdade sobre a primeira vez 5

Que a menstruação acontece com todas as mulheres é VERDADE, mas que por causa disso você precisa para de fazer esporte e se divertir é puro MITO.

"Durante a menstruação todas a mulheres devem ter uma vida normal, podem lavar os cabelos, brincar, praticar esportes, dançar, etc... Os únicos cuidados especiais são com a higiene. Lavar os genitais mais vezes ao dia e trocar regularmente o absorvente."

Que os homens falam mais sobre sexo que as mulheres é uma VERDADE, mas que por isso eles precisam mais de sexo do que as mulheres, é puro MITO.

"Tanto o homem, quanto a mulher sentem desejo e vontade de ter relações sexuais, e os dois têm o direito de sentir prazer. Não existe diferença por ser homem ou mulher."

Que a Polução noturna acontece com todos os adolescentes homens é VERDADE, mas que isso indique falta de sexo é puro MITO.

"A Polução Noturna acontece quando, involuntariamente o menino ejacula enquanto está dormindo, isso acontece geralmente na adolescência. Não indica falta ou excesso de sexo e não está relacionado com já teve relações sexuais ou não. É normal e acontece com todos os adolescenetes."
Que a menina fica ansiosa com sua 1ª transa é VERDADE, mas que muda o jeito de andar depois da 1ª transa é puro MITO.

"A relação sexual não muda em nada o corpo da mulher ou do homem, portanto essa história de que o jeito de andar da menina é sinal de que ela já tem relações sexuais, é só para colocar medo e não permitir a descoberta do sexo de uma forma tranqüila e sem "grilos" .

Que todos os meninos se preocupam com o tamanho do pênis é VERDADE, mas que é preciso ter pênis grande para conseguir transar é puro MITO

"O tamanho do pênis não importa durante a relação sexual, Vale lembrar que a vagina da mulher mede em média 8 cm, e que uma das regiões mais sensíveis esta próximo da entrada da vagina. Isso quer dizer que não importa o tamanho do pênis para conseguir transar. O que importa é estar tranqüilo e consciente das suas responsabilidades."

Que para transar é preciso estar preparado(a) é VERDADE, mas que existe uma idad
"Não existe uma idade certa para começar a ter relações sexuais. O importante é conhecer o próprio corpo e o corpo do outro, estar preparado(a) para evitar uma gravidez indesejada ou uma DST-HIV/AIDS, e estar consciente para assumir os atos sem arrependimentos."

Que a masturbação na adolescência é normal é VERDADE, mas que as adolescentes mulheres não se masturbam é puro MITO.

"A masturbação é uma forma natural de conhecer o próprio corpo e de sentir prazer.As adolescentes mulheres se masturbam tanto quanto os adolescentes homens a diferença é que as adolescentes mulheres não ficam falando sobre masturbação como os adolescentes homens."

Que algumas adolescentes não gostam de usar Absorvente interno é VERDADE, mas que o Absorvente Interno tira a virgindade é puro MITO.

"Na maioria das mulheres o Hímem (pele que recobre a entrada da vagina nas mulheres que ainda não tiveram relações sexuais) tem uma abertura que permite a entrada do absorvente interno sem o rompimento."e certa para transar é puro MITO.

Mitos e verdade sobre a primeira vez 4

Que todas as pessoas, inclusive as mulheres, correm risco de se contaminar com as DST é um VERDADE, mas que se a mulher não tiver orgasmo ela não pega doenças é puro MITO.

"Não importa se a mulher teve orgasmo ou não, as DST/HIV-AIDS é transmitida através do contato entre os órgãos genitais e a troca de secreções com um(a) parceiro(a) contaminado(a)."

Que o Chato é um tipo de piolho transmitido por Relações Sexuais é uma VERDADE, mas que se uma pessoa com chato ficar dentro da piscina por muito tempo consegue acabar com os piolhos é puro MITO.

"O Chato (pediculose pubiana) como todas as outras DST precisa de cuidados médicos. Procurar um profissional de saúde que lhe indique o tratamento adequado é a melhor coisa a fazer."

Que algumas DST são simples de tratar é VERDADE., mas que procurar um farmacêutico é suficiente é puro MITO.

"Qualquer suspeita de DST é preciso procurar um profissional adequado, para que este indique o melhor tratamento. Algumas DST tem tratamento simples
Que muitas mulheres não percebem que estão com DST é VERDADE, mas que por isso as mulheres não pegam as DST é puro MITO.

"Na maioria das vezes uma mulher contaminada com uma DST demora mais que o homem para perceber que está contaminada, isso acontece por que a mulher tem um muco que sai da vagina durante todo o ciclo menstrual e ela pode não perceber que está com um corrimento causado por uma DST. Por isso é importante ao menor sinal de corrimento, ardência ao urinar, dor durante as relações sexuais ou coceira procurar um médico e avisar o(a) parceiro(a)."

Que transar sem camisinha é mais perigoso de se contaminar com o Vírus HIV é uma VERDADE, mas que se um homem que tem o Vírus HIV transar com uma menina virgem se livra do vírus é puro MITO.

"Ainda não inventaram cura para a AIDS ou uma vacina para acabar com o vírus, mas as pessoas inventam um monte de histórias para ficarem mais tranqüilas ou não precisarem usar camisinha. Até agora a única coisa que protege contar o vírus da AIDS é o uso correto de camisinha. Outras coisas que dizem por aí é BOATO. embora tenham que ser tratadas de maneira corretas.

Mitos e verdade sobre a primeira vez 3

"A Aids é uma doença que se pega através de secreções vaginais, esperma e sangue contaminados. Através de relações sexuais desprotegidas com alguém contaminado, transfusão de sangue contaminado ou o uso de agulhas e seringas contaminadas. Não se pega AIDS através de picadas de insetos, beijo, aperto de mão, abraços, piscinas, etc..."

Que as DST são doenças que se pegam através do sexo é VERDADE, mas que usar a mesma toalha que outra pessoa pegue doença é puro MITO.

"As DST são doenças que só se pegam através do contato sexual desprotegidos com pessoas contaminadas. Mas lembre-se que objetos de uso pessoal e intimo como calcinhas, cuecas, toalhas, escovas de dente não devem ser emprestadas. É falta de higiene."

Que todas as pessoas estão expostas ao vírus da AIDS é VERDADE, mas que homem que só transa com mulher não pega AIDS é puro MITO.
"Hoje em dia todas as pessoas correm risco de se contaminar com o vírus da AIDS, não importando se é homem, mulher, jovem, velho, homossexual, bissexual, heterossexual. O que é preciso lembrar que a camisinha é a única forma de prevenção contra a AIDS."

Que todos os tipos de relações sexuais podem transmitir AIDS é VERDADE, mas que se o homem não ejacular não tem perigo de pegar AIDS é puro MITO.

"A AIDS ou qualquer outra Doença Sexualmente transmissível, não está ligada a ejaculação, mas sim com o contato entre os órgãos genitais e a troca de secreções, então ejaculando ou não o homem corre risco de se contaminar ou de contaminar outra pessoa."

Que a camisinha é a única forma de proteção contra a AIDS é um VERDADE, mas que duas camisinhas protegem mais do que uma é puro MITO.

"Usar duas camisinhas não protege mais do que uma. Muito pelo contrario; além de ser desconfortável colocar duas camisinhas elas podem grudar uma na outra e estourar com mais facilidades. Uma camisinha colocada do modo certo é melhor do que duas."

Mitos e verdade sobre a primeira vez 2

Que a vasectomia é um método anticoncepcional que deixa o homem estéril é VERDADE, mas que a vasectomia deixa o homem impotente é puro MITO.

"Há uma diferença entre esterilidade e impotência, um homem estéril não pode gerar filhos, um homem impotente não consegue manter relações sexuais. A vasectomia deixa o homem estéril, mas não impotente."

Que existe uma pequena chance de uma mulher que usa o DIU engravidar é um VERDADE, mas que se isso acontecer o DIU vai colar no corpo do bebe é puro MITO.

"O DIU (Dispositivo intra uterino) em um método que como os ouros tem uma taxa de falha, mas se uma mulher que usa o DIU engravidar o Diu não vai prejudicar a gestação e não vai prejudicar o bebê."
Que a anticoncepção de emergência previne a gravidez é uma VERDADE, mas que possa ser usado como método anticoncepcional regular é puro MITO.


"A anticoncepção de emergência, como o próprio nome diz é um método para ser usado em caso de emergência e não regularmente como único método anticoncepcional, por que tem uma eficácia menor do que os anticoncepcionais regulares."

Que a camisinha é o único método que protege contra gravidez e DST é VERDADE, mas que transar de camisinha é como chupar bala com papel é puro MITO.

"A camisinha é feita de um material super fininho que permite sentir o corpo do outro, além do mais não podemos "brincar" com a possibilidade de se contaminar com uma DST ou engravidar sem querer."

Que a camisinha feminina é colocada dentro da vagina da mulher é uma VERDADE, mas que ela possa se perder dentro do corpo da mulher é puro MITO.

"Não tem jeito da camisinha feminina se perder dentro do corpo da mulher por que ela é colocada no canal vaginal. Se a camisinha por acaso entrar inteira para dentro da vagina a mulher deve retira-la imediatamente com os dedos."

Consequêscias de uma gravidez precoce

O Brasil a cada ano que passa revela números assustadores sobre os casos de gravidez na adolescência que acontecem no país, cada vez mais as nossas “meninas” perdem suas vidas, suas chances de viver para cuidar de outra ou outras vidas que chegam ao mundo de formas inesperadas e gradativamente este problema acomete as faixas etárias mais baixas.
Antigamente era até comum ver jovens, moças ainda desfilarem seus barrigões pelas cidades, porém sempre acompanhadas de seus respectivos e legítimos maridos, hoje em dia o assunto é bem mais grave pois as crianças de antes desfilam agora sozinhas e muitas vezes sem nem saber quem é pai ou então sem o reconhecimento paterno do próprio.
Além de essas jovens perderem suas vidas, ficam desacreditadas perante a sociedade não tendo condições de terminar os estudos e encontrando dificuldades para conseguir emprego e sustentar o próprio filho e isso só atrasa ainda mais o desenvolvimento do país, além de problemas sociais existem também os psicológicos e físicos que acometem uma mãe em fase de crescimento. As consequências podem ser instantâneas ou em longo prazo, mas sempre haverá um ponto negativo em se ter filho tão cedo, como depressão pós-parto ou problemas emocionais descontados na própria criança,. A prevenção é muito importante, mas além dela a conscientização também, todos devemos fazer nossa parte para evitar que mais crianças percam o direito aproveitar a vida para cuidar de outras crianças.
A maternidade não é algo ruim, pelo contrário é a coisa mais mágica que existem tanto na vida de uma mulher quanto na vida de home, se tornar mãe e pai é divino, mas claro que tudo tem a sua hora, e a adolescência não é o melhor momento para isso.

Gravidez

Quando falamos sobre gravidez muitas mulheres ainda possuem dúvidas, que vão desde os sintomas até mesmo à maneira mais indicada de se cuidar durante esta nova condição. Exemplificamos aqui algumas das dúvidas principais: - Quais são os principais sinais de uma gravidez?
Os principais sinais que aparecem durante uma gravidez são: Ausência de menstruação;
Aumento de apetite, fadiga, sonolência. Dores de cabeça e nas costas, escurecimento dos mamilos, dor e/ou inchaço nos seios, desejos por certos alimentos.
Possível presença de vômitos e náuseas, cólicas, azia e mal-estar.
- Quais as mudanças mais significativas que ocorrem nessa fase?
As mudanças mais comuns, e frequentes são: Ganho gradual de peso, instabilidade hormonal semelhante à TPM (irritabilidade, sensibilidade, angustia, ansiedade etc.), inchaço, sangramentos (que devem ser acompanhados e notificados ao médico), cáries, prisão de ventre e presença de c
- Como me certificar se estou realmente grávida?
Analisando e avaliando os sinais pode ser um bom caminho para levantar-se a suspeita, mas a melhor forma mesmo é realizar um exame de gravidez de laboratório ou até mesmo aqueles que sao vendidos em farmácias e feitos em casa.
- Faz mal manter relações sexuais durante a gestação?
Muita gente acredita que sim, mas não, contanto que a gravidez nao seja de risco (no caso, a mulher nao apresente risco de abortamento em nenhum momento) o sexo pode ser feito sem nenhum problema.
Cerca de 10 a 20% das mulheres apresentam sangramento durante a gravidez, nesses casos é fundamental que ela mantenha repouso ao máximo, evitando muitos esforços e isso inclui também as relações sexuais. É importante lembrar que cada organismo responde de modo diferente em relação a diversas situações, portanto o mais indicado na hora de tirar suas duvidas é procurar seu médico, principalmente em caso de sangramento.
orrimento vaginal.

Efeitos do aborto na adolescência

Um aborto na adolescência ainda continuará afetando você muito tempo depois do procedimento. Inicialmente, você vai sentir cólicas por causa do excesso de sangue se descarregando do seu corpo - semelhante, mas não tão forte quanto as dores sentidas durante o trabalho de parto. Este efeito físico pode fazer com que você sinta um vazio emocional como nunca antes. Esse vazio é o início da depressão que os estudos afirmam que pode durar pelo resto da vida.

Decisão do aborto

Aborto na adolescência é uma decisão que terá um grande impacto na sua vida, quer você decida abortar ou dar à luz. Certas pessoas que você conhece vão escolher apoiar a sua decisão, outras vão condená-la, mas esta é uma decisão sua e você vai viver com as suas consequências pelo resto de sua vida. Uma vez que o aborto tiver sido feito, não pode ser desfeito jamais. A criança está morta. Então tire um tempo para pensar e saber exatamente o que você está fazendo com o seu corpo e com a vida que está crescendo dentro de seu corpo. Se você decidir continuar a gravidez e trazer uma criança para esse mundo, você vai sofrer criticismo, inconveniência e a maior alegria que Deus nos deu aqui na terra. Pouco tempo após a concepção, o milagre do DNA está em curso e formando um ser humano singular quase que imediatamente. Às 8 semanas, talvez você nem saiba ainda que está grávida, mas o coração do bebê está batendo de forma constante e cada órgão está presente. Às 8 semanas e meia, o milagre da individualidade já é visível pelas impressões digitais do bebê que estão sendo formadas.

Um aborto na adolescência tem muitos riscos. Estudos têm comprovado que o aborto pode levar a um aumento da possibilidade de câncer de mama, doença inflamatória pélvica, depressão e a contração de hepatite viral, sem nem mencionar a morte por hemorragia excessiva ou outras complicações. Quer você escolha manter seu bebê, colocá-lo para adoção ou ter um aborto, os hormônios correm loucos durante a gravidez. Os hormônios são os culpados pela mudança de humor drástica que as mulheres sofrem durante uma gravidez. Ao sentir a vida dentro de você começar a crescer, você se sentirá apegada, ou talvez até com raiva dela. Esta vida é exatamente isso - ele ou ela está vivo (a) e é uma parte de você!

Aborto na adolescência

Aborto na adolescência é legal em todos os estados americanos, embora alguns exijam autorização ou notificação dos pais. Em uma época quando as escolas não estão autorizadas a dar aos alunos nem sequer uma aspirina sem permissão dos pais, é impressionante que o aborto na adolescência (o assassinato de uma vida inocente) seja permitido sem permissão dos pais em mais de 20 estados. Em Minnesota, o aborto na adolescência tem chegado a diminuir desde a promulgação de leis de notificação dos pais em 1980 (American Journal of Public Health, "Impact of the Minnesota Parental Notification Law on Abortions and Births", março de 1991). Em 1992, 29 estados decretaram leis de consentimento e notificação dos pais, e cada um desses estados estão agora mostrando declínio percentual do aborto na adolescência. Por um lado, isso revela que os pais que querem proteger seus filhos escolhem permitir o nascimento dos bebês de seus adolescentes, em vez de optar por abortar esses bebês. Os advogados do movimento “pró-escolha” optaram por ignorar os riscos envolvidos em ter um aborto e negar as implicações religiosas e morais decorrentes da realidade biológica do aborto.

Aborto

A maioria dos abortos são realizados quando a gestante está entre o segundo e o terceiro mês de gravidez. A fotografia que pode ser vista abaixo mostra os pézinhos de um feto no segundo mês da gravidez entre os dedos da mão de um obstetra. As pernas do feto no segundo mês de gestação são da espessura de um palito de dentes, no entanto já possuem ossos, músculos, joelhos, articulações, dedos bem individualizados, e até, conforme poderemos examinar melhor em outras fotografias, impressões digitais que serão as mesmas que a criança, depois que nascer, terá por toda a sua vida.

O feto aos dois meses de gestação já possui ossos, mas eles são moles, dobrando-se à pressão como se fossem de borracha. Eles começam a calcificar-se a partir dos três meses, mas já estavam formados em todas as suas articulações desde muito antes. 

Aos dois meses de gravidez o feto já possui praticamente formados todos os órgãos que terá quando for adulto. Possui coração que bombeia sangue, cérebro, fígado, rins, e também pulmões. Embora formados, os pulmões não funcionam, pois o feto respira o oxigênio que lhe chega pelo sangue da própria mãe que atravessa o útero, a placenta, o cordão umbilical e chega ao sangue do feto diretamente através do intestino, em vez do pulmão. É por isso que ele não se afoga ao estar mergulhado dentro da bolsa, completamente imerso no chamado líquido amniótico, que é quase que totalmente água. Quando o bebê vier a nascer e o cordão umbilical é rompido, ele deixará de respirar pelo intestino e passará a respirar pelos pulmões, que no entanto já estavam prontos há muito tempo.

O feto está tão perfeito no segundo mês da gravidez porque a gravidez começa bem antes do que a maioria das pessoas imaginam. A gravidez se inicia duas semanas antes do início do atraso menstrual. Isto significa que, quando a gestante percebe que sua menstruação atrasou, ela já estará com quinze dias de gravidez. Quando ela perceber que está com quinze dias de atraso, sua gravidez já terá completado um mês. O coração do bebê começa a bater no vigésimo dia da gestação, isto é, aos cinco dias do atraso menstrual. No segundo mês da gravidez, quando se decidem a maioria dos abortos, a natureza já teve muito tempo para formar completamente o bebê.

 

Esterilização

Pequena intervenção cirúrgica sobre as trompas, interrompendo o canal que dá passagem aos óvulos na mu Iher (Laqueação de trompas) e dos espermatozóides no canal deferente do homem (Vasectomia). É um método definitivo, pelo que deve ser muito bem ponderado pelo casal. Probabilidade de engravidar: método muito eficaz.
Vantagens: liberta a mulher da preocupação de uso de contraceptivos. Desvantagens: é muito difícil de recuperar a capacidade reprodutora, no caso do casal mudar de ideias em relação à sua reproclução.

Método sintortérmico

Tendo por base os conhecimentos sobre a fisiologia feminina (temperatura basa!, tipo de ciclo menstrua!, avaliação das caracteristicas do muco cervical), procura-se saber quando é o período fértil da mulher, para haver abstinência sexual no casal.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: entre 4 e 16%, dependendo da motivação do casal.
Vantagem: método mais fisiológico Desvantagens: não sendo muito eficaz, necessita de grande motivação, rigor nos cálculos e colaboração do casal.

DIU

Utilização: são colocados, pelo médico, dentro da cavidade uterina para impedir que haja fecundação e que o óvulo fecundado se implante na parede do útero. Podem ser medicados com uma espiral de cobre ou com uma hormona (progesterona), aumentando a sua eficácia. Têm duração entre três a cinco anos.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: 1,2 a 1,7.
Vantagens: alternativa para mulheres que não possam ou não queiram utilizar contracepção hormonal e que desejem uma contracepção prolongada.
Desvantagens: provoca fluxos menstruais mais abundantes e ligeiro aumento de dores pré-menstruais nas mulheres com essa propensão.

Métodos hormonais

Actuam inibindo a estimulação do ovário, não permitindo a ovulação.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: inferior a 1.
Vantagens: além da óptima eficácia contraceptiva, desempenham um papel protector contra várias doenças (em particular, doenças benignas da mama e do ovário e osteoporose); ajudam a regularar ciclos menstruais e minimizam as dores pré-menstruais (dismenorreia); diminuem o risco de cancro do ovário e do endométrio; melhoram a acne.
Em Portugal, es

Pilula oral

Utilização: 3 semanas de 1 comprimido diário, 1 semana de descanso sem terapêutica.
Desvantagens: fácil esquecimento; influência medicamentosa; vómitos ou diarreias.

Adesivo dérmico

Utilização: 1 por semana durante 3 semanas. Deve ser colocado na face externa e superior do braço ou aplicado acima da linha dos pêlos púbicos.
Vantagem adicional: não obriga a um cuidado diário.
Desvantagem: é preciso ter cuidado na frequência de saunas e banhos turcos ou com a aplicação de cremes na pele, para evitar o descolamento do adesivo.

Anel vaginal

Utilização: anel flexível contendo uma baixa dosagem hormonal que a própria mulher aplica na vagina só uma vez por mês e retira ao fim de três semanas.
Vantagem adicional: muito prático; existe um serviço gratuito de alertas via sms para lembrar o dia de aplicar e retirar o anel, o que diminui o risco de esquecer o seu uso.
Desvantagens: receio da mulher em saber aplicá-lo.

Implante subdérmico

Utilização: bastonete de plástico com 4 cm de comprimento por 2 mm de diâmetro que é colocado na face interna do braço, por baixo da pele, assegurando uma eficácia contraceptiva durante três anos. A sua colocação exige o recurso a anestesia local e é aplicado, pelo médico, através duma agulha.
Vantagem adicional: elimina o risco de esquecimento; indicado para mulheres com história de anemia e de menstruações abundantes e para as que não podem ou não querem usar estrogénios.
Desvantagens: algumas mulheres (cerca de 20%) podem manter-se sem menstruação durante algum tempo (muitas delas consideram uma vantagem); o implante pode ser sentido através duma palpação digital.

Injecção trimestral

Utilização: Injecção de hormonas sexuais femininas, com duração de eficácia contraceptiva de três meses.
Vantagem adicional: elimina o risco de esquecimento.
Desvantagens: a sua acção não só não pode ser interrompida como pode prolongar-se para além dos 3 meses (até 12 meses), não permitindo retomar de imediato a capacidade reprodutiva quando desejada; ciclo menstrual irregular e amenorreia (ausência de menstruação).
tão disponíveis cinco tipos:

Métodos contraceptivos

Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contacto com o óvulo e de haver fecundação. Em Portugal, estão disponíveis dois tipos:

Espermicidas (sob a forma de óvulos, creme ou espuma)

Utilização: aplicação vaginal antes do início da relação sexual.
Probabilidade de engravidar: no índice de Pearl (número de gravidezes indesejadas, em 100 mulheres, durante 1 ano de uso do método), tem uma taxa de falha entre 7 a 10.
Vantagens: não precisam de receita médica.
Desvantagens: têm baixa eficácia quando utilizados isoladamente e não protegem das doenças sexualmente transmissÍveis (DST), pelo que devem ser associados ao uso do preservativo; podem causar irritações ou alergias em ambos os parceiros.

Preservativo masculino

Utilização: um por cada relação.
Probabilidade de engravidar: índice de Pearl: 4,5 a 6.
Vantagens: é o único método indicado para a prevenção das DST; não precisa de receita médica.
Desvantagens: no caso de má colocação ou rotura durante o acto sexual, perde a sua eficácia; ocasionalmente, pode causar alergia.

O que preciso saber Dst's

Muitas pessoas não sabem ou se quer se preocupam com as chamadas DSTs, essa sigla se refere as “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, ou seja, são doenças e na maioria graves que são transmitidas de parceiros infectados para parceiros saudáveis através da relação sexual.
Várias campanhas governamentais ou não alertam os perigos de se pegar um DST, até mesmo em escolas primárias crianças e adolescentes aprendem sobre o assunto, só que mesmo assim a maioria das pessoas que possuem um vida sexual ativa insistem em não se prevenirem, o melhor método de prevenir é uso da camisinha (preservativo), pois ao contrário do que muita gente pensa, ela não serve só para evit6ar gravidez, mas também é útil e bastante essencial na proteção do individuo em caso de transmissão de DST, pois você corre o risco de pegar tais doenças ou passá-la para outra pessoa sem precedentes de algum tipo de DST.
Veja a seguir alguns nomes de Doenças Sexualmente Transmissíveis:
AIDS
Candidíase
Gonorréia
Cancro Duro (Sífilis)
Cancro Mole
Herpes Simples Genital
Condiloma acuminado/HPV
Linfogranuloma Venéreo
Granuloma Inguinal
Pediculose do púbis
Hepatite B
Infecção por trichomonas
Infecção por ureaplasma
Infecção por gardnerella
Molusco Contagioso
Então é isso ai, o recado está dado, não errado ter relações sexuais, mas o certo é ter relações com segurança tanto para você como para sua parceiro (a).

Tratamento pra quem tem Aids

  Todas as pessoas com o vírus da aids (HIV) devem fazer acompanhamento médico para evitar o desenvolvimento e agravamento da doença. Esse acompanhamento é realizado através de uma série de exames feitos periodicamente, entre eles o exame de CD4: que conta a quantidade de células de defesa da pessoa –,  e o exame de carga viral: que conta a quantidade de vírus que existe no corpo.
             Os médicos prescrevem a medicação (coquetel), quando há possibilidade do corpo adoecer, ou para as pessoas que procuraram tratamento quando já adoeceram. Quanto mais cedo for o acompanhamento médico, há menos risco a saúde da pessoa com aids.

Como se previnir da Aids?

  • usando camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais vaginais e orais  
  • usando camisinha masculina ou feminina e lubrificantes a base de água (KY, Preserv Gel) nas relações sexuais anais
  • não compartilhando seringas e agulhas com outras pessoas
  • verificando se o sangue recebido em hospitais foi testado contra HIV
  • tomando o AZT durante a gestação, para não passar para o bebê (somente gestantes com HIV/aids)
  • não amamentando o bebês com seu próprio leite (somente mães com HIV/aids)

Como é trasmitida?

            O HIV entra pelo corpo através:
  • relação sexual (contato com órgãos sexuais ou a secreção vaginal ou sêmen na relação vaginal, oral ou anal);
  • do contato sangüíneo (com uso de agulhas ou seringas que já foram utilizadas por outras pessoas ou durante a transfusão de sangue não testado)
  • da gravidez, parto e amamentação (pelas trocas sangüíneas entre mãe e bebê pelo cordão umbilical ou pelo sangramento provocado na hora do parto e pelo leite materno)

O que e Aids?

É a doença provocada pelo vírus HIV. Os vírus são organismos vivos que precisam entrar em corpos de outros animais para sobreviver.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Como ajudar a familia ea adolescênte gravida?

Além de encaminhar a gestante adolescente para o pré-natal e acompanhar mês a mês essa jovem, o líder da Pastoral da Criança deve aproveitar as visitas domiciliares para orientar a família sobre a importância do apoio e compreensão, para que a adolescente viva esse momento com responsabilidade e amor...

Quais os riscos da gravidez na adolescência?

Algumas adolescentes escondem a gravidez por medo da reação dos pais, familiares e amigos. Como sabemos, a gravidez é uma fase que requer cuidados e acompanhamento de pré-natal. Se a adolescente decide fazer um aborto, além de estar cometendo um crime do ponto de vista cristão, os riscos para sua saúde são ainda maiores. Além de perder o bebê, a mãe pode perder também a própria vida. O aborto provocado também pode trazer problemas como infecções, hemorragias e até esterilidade. Depois de um aborto, a jovem pode ter dificuldade para engravidar. Tudo isso sem contar o sentimento de culpa que poderá carregar por toda a vida. Muitas vezes, a união com o pai da criança parece ser a solução ideal. Assim, alguns jovens acabam se casando e assumindo uma série de obrigações e responsabilidades que o jovem casal não estava preparado para assumir.
Assim, há mais possibilidades de acontecer uma separação. Quando a jovem adolescente é abandonada pelo parceiro e este não reconhece a paternidade, resta aos pais dela assumir a criação e educação dessa criança. Nesses casos a jovem deixa de se sentir responsável pelos cuidados com o bebê, correndo o risco de engravidar de novo, do mesmo ou de outro parceiro. A gravidez indesejada na adolescência é vivida pela jovem como um período de muitas perdas. Ela deixa de viver sua juventude, interrompendo seus estudos, abandonando o sonho da formação profissional e seus projetos de vida. Por causa dessa nova responsabilidade, pode afastar-se dos amigos, perder a confiança e o apoio da família, que muitas vezes expulsa e abandona a jovem à sua própria sorte.
. Quando a jovem se sente abandonada pela família e comunidade pode até cair na prostituição.
Por tudo isso, podemos ver que a adolescência não é o melhor momento para a maternidade.

A gravidez na adolescência

Tem sido motivo de grande preocupação para a Pastoral da Criança e para toda a sociedade. Isso porque traz sérias conseqüências tanto para o adolescente como para seus pais e para toda a comunidade. Dados do Ministério da Saúde mostram que 1 em cada 10 mulheres brasileiras de até 19 anos já tem 2 filhos. No país, está diminuindo o número de gravidez em mulheres adultas e aumentando entre as adolescentes. Entre 1993 e 1998, aumentaram em 31% os partos em meninas entre 10 e 14 anos e em 19% nas meninas entre 15 e 19 anos atendidas pelo SUS. Nas visitas domiciliares, os líderes da Pastoral da Criança têm encontrado muitas adolescentes grávidas, acompanhando de perto as dificuldades e os riscos que essas jovens mães enfrentam.

Adolescência

A adolescência é uma fase em que os jovens não se sentem mais crianças e ainda não são adultos. O corpo está passando por intensas transformações. Fisicamente já são capazes de engravidar, mas emocionalmente não estão maduros para serem pais e mães. Isso porque eles ainda não têm claro seus projetos de vida para o futuro, muitos não se sentem responsáveis pelo rumo de sua própria vida e ainda são muito dependentes dos pais. Por outro lado, os adolescentes têm muita curiosidade a respeito de tudo, inclusive de sexo. Estão em contato a todo instante com cenas de sexo na televisão, cinema e nas conversas com amigos. Isso os deixa confusos e com vontade de colocar em prática o que vêem e escutam. Tudo isso leva os adolescentes a iniciarem a atividade sexual cada vez mais cedo. E, por desconhecerem o funcionamento do seu corpo, acabam engravidando.