terça-feira, 29 de março de 2011

Pílula do dia seguinte

Atualmente muitas mulheres que utilizam a pílula do dia seguinte com método contraceptivo, mas esta atitude é um grande erro, pois a pílula do dia seguinte tem o intuito de evitar a gravidez apenas em casos de urgência, como por exemplo, ao estourar a camisinha e após uma violência ou abuso sexual, estupro, enfim. A pílula do dia seguinte é recomendada de urgência, como já dito acima, sendo que substituí-la pela camisinha não ideal, pois este medicamento tem a capacidade de evitar apenas uma indesejável gravidez como pílulas anticoncepcionais e não previnem o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
Quando a pílula do dia seguinte é ingerida com grande freqüência pode aumentar as chances de falha, ou seja, o risco de engravidar conseqüentemente aumentará, além de resultar em alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual e enjôos, sendo que após duas horas a ingestão Por não ha necessidade de receita médica para comprá-la, como os anticoncepcionais normais, amo muitos anticoncepcionais a pílula do dia seguinte é de fácil acesso, no qual seu preço atualmente varia entre 15 a 20 reais.
A pílula do dia seguinte possui algumas contra-indicações para as mulheres que sofrem de problemas circulatórios, cardíacos, hipertensão e diabetes. Desta forma, as pessoas que estão ingerindo medicamentos, como antibióticos ou calmantes devem procurar auxílio médico antes de fazer a ingestão da pílula, pois poderá haver um aumento das chances de gravidez em até 22%. Caso a mulher esqueça-se de tomar a pílula do dia seguinte e ter tido relação sexual sem camisinha, o ideal é interromper o medicamento até a próxima menstruação, assim é preciso utilizar a camisinha durante este período para evitar uma gravidez indesejada, mas o ideal é usar preservativos sempre para evitar o contagio de doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a pílula do dia seguinte tem efeito apenas 72 horas após a relação sexual, no qual ao ingeri-la nas primeiras 24 horas as chances de gravidez é de 5%, e após 48 horas as chances de 15%, e em 72 horas, 40%, ou seja, quanto antes for ingerido menor serão as chances de engravidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário